Doação de Sangue
NÃO IMPORTA QUAL É O SEU TIPO SANGUÍNEO, TEM SEMPRE ALGUÉM PRECISANDO DA SUA SOLIDARIEDADE
A doação de sangue é um gesto nobre, um ato de gentileza e respeito ao próximo. A coleta é rápida, acontece em poucos minutos e proporciona vida, saúde e esperança para quem recebe a doação.
É fácil e seguro. O volume de sangue colhido não é comprometedor, pois o organismo se encarrega de realizar a reposição. Todo sangue doado é separado em diferentes componentes e, assim, pode beneficiar os pacientes que dele necessitam.
Condições para a doação de sangue:
- Ter entre 16 e 69 anos. Jovens de 16 e 17 anos podem doar acompanhados pelo responsável legal, que deverá apresentar um documento de identidade e autorização. A partir de 61 anos, o candidato à doação precisa comprovar a realização de, pelo menos, uma doação anterior.
- Sentir-se bem, com boa saúde.
- Peso acima de 50 kg.
- Não ter tido Hepatite após os 11 anos de idade.
- Não estar grávida.
- Não ser uma pessoa exposta a doenças transmissíveis pelo sangue, como AIDS, Hepatite, Sífilis e Doença de Chagas. Recomendações para o dia da doação:
- Não doe sangue em jejum. Alimente-se bem antes da doação. Se for doar sangue após o almoço, aguarde 3 horas após a refeição.
- Durma bem na noite anterior à doação. É obrigatória a apresentação de documento oficial de identidade com foto, emitido por órgão oficial – Carteira de Identidade, Trabalho, Habilitação e Conselho de Classe.
Para mais informações, sobre todos os locais de doação de sangue e para agendamento, acesse: http://www.hemominas.mg.gov.br/ ou baixe o aplicativo MG APP - CIDADÃ