Dr. Bruno Trindade venceu seção mais concorrida do evento entre mais de 100 casos por todos os continentes
Anualmente, a Sociedade Americana de Catarata e Cirurgia Refrativa (ASCRS) realiza um congresso internacional que oferece para oftalmologistas do mundo todo seções compostas por simpósios, palestras, cursos, workshops e um festival de vídeos, todos voltados para a difusão do conhecimento na área oftalmológica. A edição de 2024 foi realizada entre os dias 5 e 8 de abril, em Boston, Massachusetts.
O diretor técnico do IOCM-MG, Dr. Bruno Trindade, venceu a seção mais concorrida do congresso: Casos Desafiadores, que premia o vencedor com o “Golden Apple Award”. Nessa categoria, o oftalmologista esteve entre os 6 selecionados nos mais de 100 vídeos enviados por médicos da área. Durante a solenidade, os escolhidos foram submetidos à votação do público, na qual Dr. Bruno Trindade ganhou com o caso mais instrutivo, nomeado como “Everything, everywhere, all at once”. “É uma enorme satisfação poder participar dessa seção, apresentando casos para especialistas do mundo todo. Nos últimos 5 anos, essa é a terceira vez que participo e a segunda que levo esse prêmio”, comenta.
Além disso, o médico também concorreu no festival de vídeos do congresso. A ASCRS é responsável por introduzir, há 42 anos, esse festival nos eventos oftalmológicos. Esse concurso consiste em especialistas produzirem vídeos científicos mostrando técnicas de cirurgias inovadoras, casos desafiadores, novos instrumentos, entre outros. Dr. Bruno destaca a relevância desse concurso para a oftalmologia atualmente: “Diversas técnicas, procedimentos e produtos que usamos hoje foram introduzidos no festival de vídeos da ASCRS”.
Neste ano, o oftalmologista recebeu o primeiro lugar na categoria de Córnea e Cirurgia Refrativa, com o vídeo nomeado “Tuck it in”, que mostra uma técnica inovadora para transplante de córnea em casos nos quais esse tipo de cirurgia é complicado. “Fiquei extremamente feliz por receber esse prêmio, principalmente por ser na mesma cidade onde, há 24 anos, meu pai, Fernando Trindade, recebeu o prêmio máximo desse mesmo festival”, conta.