Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde produziu projetos que visam aprimoramento da assistência hospitalar

O Hospital Universitário Ciências Médicas (HUCM-MG) participará do IDWeek 2024, congresso internacional da Infectious Diseases Society of America (IDSA), sociedade composta por profissionais da saúde especializados em doenças infecciosas, junto com outras associações americanas. O evento será realizado entre os dias 16 e 19 de outubro em Los Angeles, Califórnia.

O HUCM-MG obteve três trabalhos aprovados pelo congresso, que serão apresentados e discutidos durante os dias do evento. Os títulos submetidos pela equipe do Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (SCIRAS) são:

  • Methodological Framework for Estimating Infections Prevented by Infection Control Services — criação de uma metodologia inovadora para estimar o número de infecções que podem ser prevenidas por meio de ações de um programa multiprofissional.
  • Enhancing Economic Outcomes by Strategic Investment in Orthopedic Surgical Infection Control — retorno sobre investimento na prevenção de infecções, principalmente as ortopédicas. O trabalho conclui que prevenir infecções ortopédicas pode gerar economias mensais entre US$ 25.781,49 e US$ 46.393,48.
  • Maximizing Value in Public Healthcare: Assessing the Financial Return on Investment in Surgical Infection Prevention at a Philanthropic Teaching Hospital Serving Exclusively Public Patients — revisão das diretrizes para a redução de infecções do sítio cirúrgico, visando a melhora da qualidade do atendimento ao paciente.

A supervisora do SCIRAS, Gabrielle Mota, destacou a evidência científica desses projetos. “Esses trabalhos desempenham um papel crucial na orientação de futuras práticas e políticas de controle de infecções hospitalares”.

Qualidade na Assistência à Saúde

Para Gabrielle, esses estudos são importantes para a assistência ao paciente internado no HUCM-MG. “Esses aprimoramentos elevam a qualidade do atendimento e contribuem para uma melhora na experiência e satisfação dos pacientes que são tratados no hospital. Inovar e desenvolver pesquisas contínuas são tarefas fundamentais para a evolução dos resultados na saúde pública.”