Divulgado no mês que fomenta as discussões sobre a segurança do paciente, resultado certifica HUCM-MG com Alta Conformidade
O Hospital Universitário Ciências Médicas (HUCM-MG) recebeu o certificado pela Alta Conformidade na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente. O resultado foi divulgado no final de abril, mês que fomenta campanhas que ampliam discussões sobre ações voltadas para a melhoria da segurança do paciente. Essa conquista atendeu aos critérios avaliados pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), conforme estabelece a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente é aplicada nos serviços de saúde do país que tenham, desde 2016, leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Baseando-se nos 21 critérios de estruturas e processos avaliados, as instituições são classificadas em grupos de Alta Conformidade, Média Conformidade e Baixa Conformidade.
Para o superintendente do Escritório de Valor em Saúde, Dr. Vespasiano Neto, o certificado afirma o compromisso da instituição com o aprimoramento assistencial. “Este resultado demonstra, mais uma vez, o quanto o HUCM-MG é uma instituição comprometida com a segurança do paciente, buscando cada vez mais uma assistência de qualidade, focada no cuidado individualizado, holístico e atuante para a mitigação de resultados indesejáveis durante a prestação de serviço”.
O Núcleo de Segurança do Paciente realiza, diariamente, auditorias referentes às práticas de segurança do paciente, tendo como finalidade disseminar as metas internacionais de cuidado assistencial. O núcleo compõe o Escritório de Valor em Saúde, uma área de apoio à gestão do HUCM-MG, que trabalha nos processos assistenciais para entregar uma experiência satisfatória ao paciente.