O Hospital Universitário Ciências Médicas de Minas Gerais (HUCM-MG), por meio do Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (SCIRAS), estabeleceu ações, auditorias e protocolos voltados para a redução de infecções em cirurgias cardíacas. Essa iniciativa visa a melhoria contínua do serviço assistencial prestado aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A primeira etapa, coordenada pela equipe do SCIRAS e pela equipe de cirurgia cardiovascular do hospital, consistiu na avaliação e determinação de causas ou eventualidades que possam contribuir para uma possível infecção durante a realização de cirurgias cardíacas. Em reuniões realizadas pelas duas equipes, ações concretas foram estabelecidas para a efetuação dos procedimentos cardiovasculares. “Com base nos apontamentos das reuniões iniciais com a equipe de cirurgia cardiovascular, nossa equipe tomou a decisão de realizar a troca dos campos cirúrgicos (acessórios que servem para proteger o paciente e a equipe cirúrgica durante os procedimentos), que passaram a ser comprados na versão descartável”, explica a diretora clínica do HUCM e coordenadora do SCIRAS, Dra. Raquel Bandeira. A médica ainda afirma que essa substituição garante a melhor maneira de esterilização dos campos cirúrgicos e do capote (vestimenta hospitalar).

Além disso, outras mudanças no processo foram introduzidas pela equipe responsável, visando a qualidade do atendimento aos pacientes. “Uma mudança que consideramos necessária foi a adaptação da antibioticoprofilaxia (injeção de antibióticos para prevenção de infecções durante a cirurgia). Além disso, demos uma atenção maior ao repique, ou seja, a administração de uma dose adicional do medicamento para cirurgias com duração acima de 4 horas”, esclarece a médica.

Após seis meses de implementação das novas medidas voltadas para a redução de infecções em cirurgias cardíacas, como resultado, entre janeiro e junho de 2024, o HUCM-MG registrou uma diminuição de 85% na taxa de infecção de sítio cirúrgico se comparado ao período de janeiro de 2022 a dezembro de 2023.

Essas iniciativas reforçam o comprometimento do hospital em prestar um atendimento de excelência para os pacientes do SUS. Segundo Dra. Raquel, estabelecer essas ações tornam o SUS cada vez mais eficiente. “Essa iniciativa é importante para mostrar que a introdução de novos processos simples e de baixo custo é replicável e possibilita a entrega de uma assistência de qualidade.”