Oftalmologistas da instituição foram premiados no evento

O 31º Congresso de Catarata e Cirurgia Refrativa da Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa (ABCCR/BRASCRS) foi realizado entre os dias 22 e 25 de maio. O Instituto de Olhos Ciências Médicas de Minas Gerais (IOCM-MG) participou do evento representado por preceptores, fellows e residentes, que participaram em importantes sessões do congresso. Foram eles:

  • Bruno Trindade - chefe do departamento de Córnea e diretor técnico do IOCM-MG
  • Daniel Fulgêncio - chefe do departamento de Glaucoma
  • Glauber Eliazar - preceptor do departamento de Córnea
  • Leonardo Gontijo - preceptor do departamento de Córnea
  • Letícia Crepaldi - preceptora do departamento de Córnea
  • Isadora Coelho - fellow em Córnea
  • Renato Maciel - residente do 3º ano em Oftalmologia

Esse foi o maior congresso da especialidade na América Latina e contou com a presença de mais de 4 mil oftalmologistas, vindos dos 5 continentes.

Premiações

A reunião foi composta por sessões de aulas e palestras de oftalmologistas de todo o mundo, com o objetivo de promover um evento voltado para a disseminação de conhecimento. Em uma das sessões, o Festival de Casos, o profissional deveria apresentar um caso clínico em uma das três categorias: Catarata, Refrativa ou Córnea.

O preceptor do departamento de Córnea, Dr. Leonardo Gontijo, foi premiado como 5º melhor caso clínico, intitulado como “Lidando com Ectasia Periférica Severa”. E o diretor técnico do IOCM-MG, Dr. Bruno Trindade, ficou na 6ª colocação, com o caso intitulado “Everything, Everywhere, All at Once”. Durante a premiação, os 6 melhores casos foram escolhidos pelo júri da ABCCR/BRASCRS e, futuramente, serão apresentados no Congresso da Sociedade Americana de Catarata e Cirurgia Refrativa em 2025.

Dr. Bruno Trindade explica a importância da participação de oftalmologistas da instituição em um evento dessa magnitude para o Instituto de Olhos Ciências Médicas, como prestador de serviço assistencial 100% SUS. “Esse é um congresso muito importante, o maior em Oftalmologia em termos de público do Brasil. A participação do corpo clínico (residentes, fellows e preceptores) nesses eventos leva o nome do IOCM-MG para o principal palco de Oftalmologia do Brasil. Podemos pensar nisso também voltado para o paciente do IOCM-MG. Nessa troca de conhecimento dentro do congresso, a gente busca trazer ao paciente um atendimento com mais tecnologias e tratamentos inovadores. Essa é a razão principal para irmos a um evento como esse.”