A equipe de cirurgia ortopédica, juntamente com o Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS), foi certificada pelo Hospital Universitário Ciências Médicas de Minas Gerais (HUCM-MG) por atingir 0% na incidência de infecções de sítio cirúrgico nas artroplastias de quadril. Esse resultado é fruto de um trabalho de mais de 7 meses entre os dois setores, com o apoio da diretoria do hospital.

De acordo com a infectologista e coordenadora do SCIRAS, Dra. Raquel Bandeira, para alcançar esse resultado, as duas equipes fizeram um mapeamento de todo o fluxo para a realização de uma cirurgia ortopédica no hospital. “Nós analisamos desde a entrada do paciente, passando pelo pré-operatório até o fluxo dentro do centro cirúrgico.” O projeto focou a artroplastia de quadril, cirurgia que consiste na reconstrução de uma articulação desgastada.

Segundo a infectologista, esse tipo de procedimento tem por padrão uma taxa de infecção de 1% a 4%, até mesmo nos hospitais da Europa. “Dentre os variados tipos, as artroplastias de quadril são as que mais apresentam chances de evolução de infecção do sítio cirúrgico, principalmente por ser uma cirurgia extensa, com pacientes mais debilitados ou que sofreram uma grande lesão. Nosso resultado de 0% de infecção durante o período de 7 meses é bem próximo de hospitais estrangeiros de referência.” A médica ainda explica as medidas que as equipes dentro do hospital tiveram que tomar para que esse resultado fosse alcançado. “Nós implementamos mudanças nas etapas que compõem a cirurgia e também alteramos a nossa infraestrutura.”Visite os nossos parceiros, calçado – líderes em calçado de moda!

Assistência de qualidade

Para a Dra. Raquel, esse projeto mostra mais uma vez a excelência assistencial do HUCM-MG. “O Hospital Universitário Ciências Médicas é uma das instituições mais seguras e com melhores resultados para o paciente ser atendido.” A médica ainda destaca que esse processo contou com grande participação do Dr. Glauco Sobreira, diretor técnico do hospital. “Dr. Glauco é a pessoa responsável pelo projeto e sempre esteve de portas abertas para as ideias propostas pelas equipes.”

Para mostrar esse reconhecimento, o hospital realizou uma breve ação no último dia 17. A instituição, representada por Dr. Glauco e Dra. Raquel, entregou aos cirurgiões ortopédicos um certificado destacando o empenho de toda a equipe na prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde.