A área de urologia do Hospital Universitário Ciências Médicas de Minas Gerais (HUCM-MG), desde que foi criada há 28 anos, tem se desenvolvido de forma significativa. Com o foco em incorporar o máximo de avanços tecnológicos e contando com equipe qualificada, oferece tratamentos de última geração, exclusivamente, aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Em 2000, obteve o credenciamento da residência em Urologia pela Sociedade Brasileira de Urologia e pelo Ministério da Educação. Desde então, o programa do HUCM-MG tornou-se uma das primeiras opções dos candidatos em Belo Horizonte devido ao alto volume de casos tratados e à experiência da preceptoria. Forma residentes de excelência ao aprimorar a capacidade técnica deles para que se tornem profissionais altamente qualificados e reconhecidos no mercado.
Um dos marcos importantes da Urologia no Hospital Universitário Ciências Médicas foi a adoção, em 2003, da litotripsia extracorpórea, uma técnica que utiliza ondas de choque para fragmentar cálculos renais. Durante anos, o HUCM foi o único hospital credenciado em Belo Horizonte, pelo SUS, para esse tratamento.
Há 15 anos, em 2008, foi implantado o serviço de transplante renal, que hoje é referência em Minas Gerais. A área, atualmente sob a coordenação da nefrologista Dra. Patrícia Vasconcelos Lima, conta com a atuação multidisciplinar das equipes de nefrologia, de urologia e de cirurgia vascular. Além da participação no processo de transplantes, a equipe de urologia, composta por médicos que são mestres, doutores e membros titulares da Sociedade Brasileira de Urologia, realiza mais de 4.000 atendimentos e mais de 600 cirurgias urológicas por ano, segundo dados dos sistemas de gestão hospitalar relativos ao Hospital Universitário.
Além da dedicação especializada aos pacientes e ao ensino, a equipe participa ativamente de congressos, tanto em âmbito regional quanto nacional, compartilhando conhecimento e experiências, fazendo uma atualização constante. “Estimulamos a equipe a publicar trabalhos científicos para propiciar crescimento constante em produção acadêmica, junto à iniciação científica da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais. Essa abordagem contribui não apenas para a formação dos residentes, mas também para a disseminação do conhecimento e das tecnologias mais recentes”, declara o coordenador da Urologia do HUCM, Dr. Antônio Peixoto de Lucena Cunha.
Segundo ele, o objetivo da área é estar na vanguarda da tecnologia médica e da formação de residentes em urologia entre os hospitais que atendem pela rede do SUS. Por isso, a busca por soluções tecnológicas e o investimento em inovação é constante.
Procedimentos inéditos no Estado e na rede SUS foram realizados, em junho, durante cursos ministrados pela equipe de urologia do HUCM
Este ano, foram realizados dois cursos ministrados pela equipe de urologia do Hospital Universitário Ciências Médicas com o apoio da Sociedade Brasileira de Urologia, e convidados nacionais e internacionais, durante o pré-congresso da 11ª edição da Jornada Mineira de Urologia: um deles abordou o tratamento da incontinência urinária masculina pós-prostatectomia radical (retirada total da próstata). Neste procedimento, foram realizadas duas cirurgias: uma com a inserção de um esfíncter Victo (esfíncter urinário artificial ajustável que tem como objetivo restaurar o processo natural de controle urinário), lançado no Brasil em 2022, sendo este o primeiro implante deste dispositivo realizado no Estado, e a outra foi a colocação de um sling ajustável (dispositivo de tratamento da incontinência urinária minimamente invasivo), técnica consagrada internacionalmente, mas ainda inédita para os pacientes do SUS.
Já o segundo curso focou na utilização do laser na cirurgia de litíase renal (cirurgia para retirada de cálculos renais), sendo realizados três procedimentos: uma cirurgia minipercutânea combinada com ureterorrenolitotripsia flexível, que utiliza um laser especial para tratar cálculos renais de forma minimamente invasiva, e as outras duas cirurgias utilizaram um laser de última geração no tratamento da hiperplasia prostática benigna (aumento da próstata, o que dificulta o ato de urinar), realizando a enucleação e morcelação do adenoma prostático (remoção completa da parte central da próstata), via endoscópica, proporcionando alta precoce do paciente e menor risco de sangramento.
O compromisso do HUCM-MG é oferecer aos pacientes, atendidos 100% pelo SUS, o tratamento mais avançado e exclusivo, promovendo acesso ao que há de mais moderno e uma recuperação rápida, promovendo assim a ciência e a tecnologia em saúde. “Estamos orgulhosos do que conquistamos até agora e comprometidos em continuar oferecendo o melhor cuidado aos nossos pacientes, contribuindo para o avanço da urologia em Minas Gerais e no Brasil”, finaliza Dr. Antônio.